Foi aberta nesta quinta-feira (04/05) a segunda edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece no Parque da Água Branca, em São Paulo, até domingo (07).

Realizado pela Casa Brasileira de Pesquisa e Cooperação, o evento tem o apoio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

A Feira comercializa produtos – orgânicos e industrializados, de origem animal e vegetal – gerados pela agricultura familiar em assentamentos de 23 estados e do Distrito Federal. A expectativa dos organizadores é que 250 toneladas de produtos sejam comercializados pelos 600 expositores ao longo dos quatro dias. Também será exposto e comercializado artesanato produzido nos assentamentos.

A programação da II Feira Nacional da Reforma Agrária prevê, ainda, shows, intervenções culturais, seminários, feira literária, e uma Praça de Alimentação com comidas típicas de cada região do País.

Uma das principais atrações é a conferência “Alimentação Saudável – um direito de todos e todas”, com participação da chef Bela Gil, da atriz Letícia Sabatela, do ex-ministro da saúde Alexandre Padilha, do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, e do coordenador do MST, João Pedro Stédile.

Na abertura da Feira, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa falou sobre a importância do evento. “Essa é mais do que uma feira da reforma agrária, é uma feira do trabalhador do campo, que reúne o que é produzido por verdadeiros brasileiros preocupados com a agroecologia”. Para o secretário, “o melhor exemplo a gente tira do homem e da mulher do campo, que fazem da agricultura familiar geração de renda e um processo contínuo de inclusão social”.

Márcio Elias Rosa complementou: “Identificamos na agricultura familiar uma política pública que precisa ser prioritária em qualquer governo, de qualquer estado”. E ressaltou o trabalho do Itesp, que já resultou na implementação de 138 assentamentos no estado de São Paulo.

A abertura da Feira teve também a participação de Josué Rocha, da Coordenação do MTST; do diretor executivo do Itesp, Marco Pilla; da deputada estadual Beth Sahão; da vereadora Juliana Cardoso; de Raimundo Bonfim, dirigente da Central dos Movimentos Populares; de Maria Fernanda, da Marcha Mundial de Mulheres, de Jessy Daiane, secretária geral da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Levante Popular da Juventude; de Josineide Costa, do Movimento dos Pequenos Agricultores – Via Campesina; de Gilmar Mauro, integrante da direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), e de outras autoridades.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Assessoria de Comunicação

(11) 3291.2612

Fonte: https://justica.sp.gov.br/index.php/sao-paulo-sedia-a-segunda-edicao-da-feira-nacional-da-reforma-agraria/